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@MastersThesis{Fin:2014:InGeEl,
               author = "Fin, Paula",
                title = "Influ{\^e}ncia da geometria dos eletrodos secund{\'a}rios no 
                         desempenho de um propulsor de plasma pulsado de dois 
                         est{\'a}gios",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2014",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2014-04-24",
             keywords = "TS-PPT, pulsed plasma thruster, propuls{\~a}o el{\'e}trica, 
                         TS-PPT, pulsed plasma thruster, eletric thruster.",
             abstract = "O Propulsor de plasma pulsado (PPT) {\'e} um propulsor 
                         el{\'e}trico desenvolvido para o controle de atitude e 
                         manuten{\c{c}}{\~a}o de {\'o}rbita de sat{\'e}lites e foi um 
                         dos primeiros propulsores el{\'e}tricos a serem utilizado no 
                         espa{\c{c}}o em 1964. Este tipo de propulsor apresenta 
                         v{\'a}rias vantagens, tais como baixo custo, simplicidade, baixo 
                         consumo de eletricidade e aus{\^e}ncia de tanques de propelentes 
                         e v{\'a}lvulas. Por{\'e}m, uma das principais desvantagens do 
                         PPT {\'e} sua baixa efici{\^e}ncia el{\'e}trica e no uso de 
                         propelente. O propulsor de plasma pulsado com dois est{\'a}gios 
                         (TS-PPT) foi desenvolvido para aumentar a efici{\^e}ncia do PPT, 
                         resolvendo o problema da abla{\c{c}}{\~a}o tardia, ou seja, a 
                         sublima{\c{c}}{\~a}o de propelente que ocorre ap{\'o}s a 
                         descarga el{\'e}trica principal, reduzindo a efici{\^e}ncia no 
                         uso do propelente. Este trabalho investigou a influ{\^e}ncia da 
                         geometria dos eletrodos secund{\'a}rios em um TS-PPT a fim de se 
                         obter as configura{\c{c}}{\~o}es que apresentam o melhor 
                         desempenho. Foram testados eletrodos paralelos, divergentes e em 
                         formato triangular. Os dados de desempenho foram calculados a 
                         partir de medidas de corrente el{\'e}trica obtidas utilizando-se 
                         uma sonda de corrente tipo bobina \emph{Rogowski}. Medidas de 
                         varia{\c{c}}{\~a}o de massa de propelente permitiram estimar o 
                         impulso espec{\'{\i}}fico, efici{\^e}ncia e outros 
                         par{\^a}metros. Os testes foram realizados em uma c{\^a}mara de 
                         v{\'a}cuo com uma press{\~a}o de 5 x \$10^{-6}\$ mbar no LPEL 
                         - Laborat{\'o}rio de Propuls{\~a}o El{\'e}trica do LCP/INPE. 
                         Com base nos testes realizados, constatou-se que a 
                         configura{\c{c}}{\~a}o com eletrodos retangulares, com 
                         diverg{\^e}ncia de \$20^{°}\$, apresentou o maior impulso total 
                         por disparo, por oferecer alto gradiente de indut{\^a}ncia e alto 
                         valor da integral da corrente ao quadrado em fun{\c{c}}{\~a}o do 
                         tempo. Logo, est{\'a} configura{\c{c}}{\~a}o obteve o melhor 
                         desempenho. ABSTRACT: The pulsed plasma thruster (PPT) is an 
                         electric thruster developed for attitude control and orbit 
                         maintenance and it was the first electric thruster used in space 
                         in 1964 in the Russian probe Zond 2. This type of thruster has 
                         several advantages, such as, low cost, structural simplicity, low 
                         electricity consumption and absence of propellant tanks and 
                         valves. Nevertheless the major disadvantage of the PPT is its low 
                         efficiency. The double discharge pulsed plasma thruster (TS-PPT) 
                         was developed to increase the efficiency ofPPT mitigating the late 
                         ablation problem, i.e., the propellant sublimation that occurs 
                         after the main electric discharge, therefore reducing the 
                         efficiency of propellant use. This work investigates the influence 
                         of the secondary electrodes geometry in a TS-PPT in order to 
                         select the configuration that performs best. Parallel, divergent 
                         and tongue format electrodes will be tested. The performance data 
                         is ca1culated from measurements of electrical currents obtained 
                         using a Bobina de Rogowski current probe. Measurements of 
                         propellant mass variation determine the specific impulse, the 
                         efficiency and other parameters. The tests were conducted in a 
                         vacuum chamber under pressure of 5 x \$10^{-6}\$ mbar at the 
                         LPELlLCP/INPE - Electric Propulsion Laboratory of the Combustion 
                         and Propulsion Laboratory of INPE.",
            committee = "Marques, Rodrigo Intini (presidente/orientador) and Sandonato, 
                         Gilberto Marrega and Costa, Fernando de Souza and Ferreira, 
                         Jos{\'e} Leonardo",
         englishtitle = "Influence of secondary electrode geometry in performance on two 
                         stage pulsed plasma thruster",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3G52GTB",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3G52GTB",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "08 maio 2024"
}


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